domingo, 22 de junho de 2008

CREPES SUZETTE

massa
2 chávenas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
2 chávenas de leite
2 ovos
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá rasa de açúcar
1 pitada de sal

molho
1 colher de chá de curaçau
150 g de manteiga
150 g de açúcar
1 laranja grande
conhaque
cointreau

Massa: Ponha no liquidificador os ovos, a manteiga derretida, o leite, o fermento, o sal, o açúcar e a farinha. Ligue o aparelho e bata até formar uma massa homogénea. Feito isso, passe pela peneira e deixe descansar por 20 minutos no frigorífico. Calda: Ponha num prato o curaçau, a manteiga, o açúcar e e a casca ralada da laranja e amasse bem com um garfo, até formar uma pasta (espécie de pomada). Assim que a massa da panqueca tiver descansada, retire do frigorífico, mexa bem e passe pela peneira.
Unte uma frigideira com um pouco de manteiga, deixe aquecer e ponha 2 colheres de sopa da massa. Incline a frigideira ligeiramente de um lado e de outro, para que a massa esparrame bem e forme um círculo. Deixe dourar de um lado, vire e doure do outro. Conforme os crepes forem ficando prontos, passe para um prato, espalhe por cima uma leve camada da calda, dobre ao meio e, depois, novamente ao meio.
Mantenha o prato com os crepes num lugar quente. Coloque todos os crepes na frigideira com um pouquinho de manteiga, polvilhe com açúcar, regue com uma dose de conhaque, cointreau, deite fogo e deixe flambar rapidamente. Apague o fogo, deitando por cima um pouco de caldo de laranja e tapando a frigideira. Sirva de seguida

Bom Apetite

Nenhum comentário: