domingo, 12 de outubro de 2008

AZEVIAS DE GRÃO

RECHEIO
1 dl de água
300 gr. de açúcar
raspa de 1 laranja
1 pau de canela
200 gr. de grão cozido e em puré
6 gemas

MASSA
350 gr. de farinha
60 gr. de manteiga
1 pitada de sal
1 dl de água
1 ovo para pincelar
óleo para fritar
açúcar e canela para polvilhar

Faça o recheio, colocando ao lume a água e o açúcar e raspa da laranja e o pau de canela e deixe ferver até atingir o ponto de perola (isto é quando megulhar a colher na calda e levante-a assim que cair fica um fio resistente e com uma gota na ponta) Em seguida junte-lhe o puré de grão e deixe ferver mais 3 minutos mexendo sempre. Retire do lume e deixe amornar junte-lhe depois as gemas batidas. Leve novamente ao lume mexendo sempre até engrossar.

Para a massa: Misture a farinha com a manteiga e o sal, junte-lhe o ovo e a água aos poucos e vá amassando. Deixe descansar por 20 minutos tapada com um pano húmido.
Polvilhe a mesa com farinha e tenda a massa finamente. Corte com o corta-massa rodelas de 10 cm de diametro, coloque o recheio no centro pincele com a gema de ovo á volta dobre a massa por cima do recheio e com as pontas dos dedos pressione as meias luas para que o recheio não se solte. Frite em óleo quente (pondo com uma colher o óleo por cima dos fritos para que fiquem empoladinhos) escorra em papel absorvente e passe por açúcar misturado com a canela.

Bom Apetite

Nenhum comentário: